Notas finais do Simpósio "La Cuestión Ambiental y el Desarrollo Local: Las Agendas Locales 21"


Decorreu entre 4 e 22 de Dezembro de 2008 o 2º Simpósio Virtual sobre "La Cuestión Ambiental y el Desarrollo Local: Las Agendas Locales 21" organizado pelo Grupo de Investigação da Universidade de Málaga - Eumednet e a Rede Académica Ibero-Americana para o Desenvolvimento Local-Global.

O encontro terminou oficialmente dia 22, contudo os fóruns ficaram abertos até ontem (dia 1) para que todos pudessem apresentar as suas conclusões e fazer os últimos comentários.

Durante o simpósio foram apresentadas 16 comunicações repartidas por 3 fóruns formais (fórum central; fórum "Estudio de casos y buenas prácticas" e fórum do 2º Simpósio "La Cuestión Ambiental y la Agenda 21" ) para os oradores ("ponentes" e "panelistas"). Havia também um fórum informal "Passilos" no qual todos os participantes, inclusive os espectadores, podiam apresentar, enviar os seus comentários e mensagens e incluir temas novos para debate. Como complemento, todos os participantes podiam descarregar gratuitamente livros, folhetos, documentos, artigos de livros e revistas completas sobre os temas do evento.

As línguas oficiais do Simpósio foram o Português e o Espanhol e inscreveram-se 65 participantes de 11 países: Argentina, Brasil, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Perú, Portugal, Roménia e Venezuela.

Este encontro foi muito enriquecedor na medida em que juntou investigadores, como as mesmas inquietudes, de vários pontos do mundo, permitindo o intercâmbio de ideias e a partilha de saberes e experiências no âmbito do Desenvolvimento Local e da Agenda 21. As comunicações apresentadas abordaram distintos temas relacionados com o desenvolvimento local (agenda 21, orçamentos participativos, corredores verdes, ambiente, economia, recursos naturais, turismo, empresas, entre outros), bem como diferentes áreas de aplicação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos