Participação Pública ou talvés não?!


A verdade é que hoje me chamou a atenção uma noticia sobre a divulgação da discussão pública da directiva INSPIRE e resolvi dar uma espreitadela no blog para ver os indices de participação.

Se bem me lembro a discussão pública começou em Fevereiro e foi amplamente divulgada no meio, e é no minimo estranho como num mês e meio apenas tem 2 comentários.

Dada a importância da Directiva e o impacto que terá na Informação Geográfica e no trabalho de vários especialistas, é no minimo estranho como ninguém se pronuncia sobre a proposta.


A dúvida persiste para tão fraca participação e várias questões se levantam para justificar tal atitude:

- Serão questões históricas recentes e culturais?

- Será desinteresse ou falta de hábito em participar? ou descrença na democracia ?

- Será analfabetismo funcional ?


O propósito da Directiva INSPIRE é definir as condições globais para a criação da Infra-estrutura Europeia de Informação Geográfica. A directiva obriga os Estados Membros a gerirem e a disponibilizarem os dados e os serviços de informação geográfica (IG) de acordo com princípios e regras comuns (metadados, interoperabilidade de dados e serviços, utilização de serviços de IG, princípios de acesso e partilha de dados). Parece-me no minino estratégico e com uma abrangência territorial considerável para ser menosprezado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos