Terra Fria Transmontana quer ser 1.ª Eco-região do País



A candidatura aprovada da Associação de Municípios da Terra Fria Transmontana ao programa PROVERE, um investimento global de 67,5 milhões de euros, vai assegurar a promoção desta zona do Nordeste Transmontano com base no conceito da primeira Eco-região portuguesa.

Dos 67,5 milhões de euros, 11,5 milhões estão destinados a 6 projectos âncora e o restante a projectos complementares, de acordo com dados do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional.

Os promotores definiram alguns projectos âncora como a criação de uma empresa de incoming, planos de animação e comunicação e a instalação de lojas de produtos locais tradicionais chamadas de "Arcas da Terra Fria".

O objectivo é aumentar a competitividade e a sustentabilidade da estrutura produtiva regional, desenvolver a oferta e valorizar comercialmente os produtos tradicionais, assentes num projecto de turismo da natureza já existente denominado Rota da Terra Fria Transmontana.

O promotor e líder desta candidatura ao PROVERE é a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, com parcerias públicas e privadas, segundo dados fornecidos à Lusa pela associação.

O PROVERE é um programa de intervenção para dinamização económica de regiões portuguesas com baixa densidade populacional, está inserido no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Os parceiros públicos são os Municípios de Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Vinhais e o Instituto Politécnico de Bragança, a Associação Brigantia Ecopark, Proruris - empresa municipal de desenvolvimento rural de Vinhais, EEM.

Os parceiros privados são diversas empresas e instituições da região que desempenham actividades relacionadas com a temática do turismo, agricultura e novas tecnologias.

O Governo aprovou 25 programas de intervenção para dinamização económica de regiões portuguesas com baixa densidade populacional que prevêem investimentos públicos e privados de 5,6 mil milhões de euros.

O ministro do Ambiente participa hoje na cerimónia pública do anúncio dos projectos aprovados no PROVERE.

Fonte: Diário de Noticias

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos