Agricultura Biodinâmica - uma forma sustentável de agricultura
Fonte da imagem: http://biosite-com.blogspot.com/2010_09_01_archive.html
A Agricultura Biodinâmica surgiu na Alemanha, em 1924, e baseia-se nas teorias de Rudolf Steiner, fundador da antroposofia. Surgiu como resposta a um grupo de agricultores, que solicitaram a Steiner soluções para resolver os problemas de degradação ambiental decorrentes da utilização de químicos na agricultura e progressiva degradação do ambiente.
Na prática, a agricultura biodinâmica partilha alguns aspectos com a agricultura biológica. As unidades produtivas têm uma elevada diversidade biológica, o que minimiza o desenvolvimento de pragas e doenças. É utilizada a rotação e a consociação de culturas, bem como a fertilização orgânica e é totalmente rejeitado o uso de químicos. No entanto, a agricultura biodinâmica toma em consideração outros aspectos para além dos meramente materiais.
Distingue-se por três elementos fundamentais: o uso de preparados biodinâmicos para tratar o solo e as plantas, ou seja utilização de técnicas agrícolas saudáveis, o composto usado como fertilizante e a utilização de um calendário astrológico na escolha dos momentos para realizar as actividades agrícolas.
Para aprofundar mais sobre este tema, consultar:
- International Biodynamic Association IBDA - http://www.ibda.ch/Task_of_IBDA.html
- Associação Profissional para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica e Biodinâmica – Portugal - http://biodinamicaportugal.blogs.sapo.pt/
- Asociación de Agricultura Biodinámica de España - http://www.asoc-biodinamica.es/
- Calendario Biodinámico para la planificación del Agricultor 2012
- Associação de Agricultura Biodinâmica no Brasil - http://www.biodinamica.org.br/
Comentários