NoiseTube

O NoiseTube permite aos cidadãos fazer os seus Mapas de Ruído nas suas cidades. Com um Smartphone, uma pessoa pode documentar um tipo de poluição em que a maioria das pessoas e das instituições não prestam muita atenção.


O ruído causado pela circulação automóvel nas nossas estradas das cidades é problema ignorado pela maioria dos municípios e governos. O que fazem é, fazer um estudo de medições de ruído em determinados locais e depois generalizam essas leituras para outras áreas.

Este método para além de ser muito caro, não produz resultados fidedignos de acordo com Jesse Zaman, investigador da Free University of Brussels em Bruxelas.

NoiseTube, é uma App e um website desenvolvido em Franca e Bélgica, e permite a possibilidade dos utilizadores gravarem um mapa de ruído no seu bairro e desta forma, mostrar como citizen networks podem complementar com os trabalhos governamentais, ou talvez substitui-los.


"By turning mobile phones into environmental sensors, we eliminate the need for expensive measuring equipment," Citação de Zaman.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos