Visualizar a pele digital dos espaços urbanos - VISUALIZAR '08: DATABASE CITY



A evolução da Web a par das Geotecnologias, não pode deixar nenhum geógrafo indiferente a este desenvolvimento alucinante das tecnologias.

No dia 3 de Novembro de 2008 realizou-se em Madrid (Espanha), o colóquio “VISUALIZAR ’08: DATABASE CITY”, dedicado este ano à visualização dos espaços urbanos.

Um dos comunicadores do colóquio – Juan Freire – realizou uma conferência intitulada “Visualizando la piel digital de los espacios urbanos. Como?, para quê?”.

Segundo o autor, nos espaços urbanos é cada vez mais relevante a “pele digital”, a camada de informação digital geolocalizada que informa o cidadão sobre os espaços físicos e as relações sociais que aí se estabelecem. Uma parte desta informação é proveniente de fontes convencionais, como sensores, sistemas de informação públicos ou privados ou meios de comunicação. Mas são os meios sociais os que neste momento geram maiores volumes de informação e são os que têm especial relevância na vida dos habitantes das cidades.

O autor propõe uma estratégia de construção e visualização da pele digital urbana agregando e misturando os meios sociais, e fontes de informação convencionais.

A Geolocalização, as etiquetas, as escalas, a densidade de informação e a participação dos utilizadores obriga-nos a reflectir sobre os motivos que provocam este desenvolvimento de visualizações. Como participam os cidadãos? Proporcionam informação, consomem visualizações, utilizam as visualizações para sua decisões individuais ou colectivas?


Deixo-vos a apresentação de Juan Freire no colóquio.



Comentários

Ana Fonseca disse…
Aqui estou eu :)

Ainda não olhei bem pelo blog todo, mas prometo ver com atenção ok? :)

Mas passa so mesmo para deixar um Beijinho e dizer que admiro imenso a vossa força, admiro.vos muito! :) Hihi Beijinho
Ana Fonseca disse…
Hum...esse nome de "biocientistas" foi um blog que tive que criar no meu 12ºano..não ligues.

Beijinho Grande

Ana Fonseca
Lisete Osório disse…
obrigada pela visita!Aparece sempre que queiras! Bjs
Lisete

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos