Dia Mundial da Reciclagem


Hoje, 17 de Maio,  é o Dia Mundial da Reciclagem. É importante sensibilizar para a prática diária da Reciclagem (o dia da Reciclagem deve ser todos os dias e não apenas recordado hoje).  Não podemos deixar de recordar que Reciclar é apenas a 3ª R da lei dos 3 R's, depois de Reducir e Reutilizar.
Devemos recordar que o processo de Reciclagem de qualquer produto consome muitos recursos e energia para além de emitir grandes quantidades de CO2. A Reciclagem é a última opção quando a Redução (evitar o consumo) e a Reutilização (dar uma segunda vida a esse resíduo) não forem possíveis.  

Comentários

Paulo Roque disse…
Não devia haver 1 dia da reciclagem, antes devíamos ter uma continuamente uma mentalidade de preservação do meio ambiente. Não é num dia que se faz a diferença, mas nos sucessivos gestos executados diariamente.
Vivemos numa sociedade consumista e comodista. Enquanto ninguém nos "vier ao bolso" continuaremos a trazer muitos sacos plásticos dos hiper porque são "à borla" (não reduzimos) e não bebemos um bom vinho alentejano numa garrafa reutilizada (o'messa, se eu pago porque é que não sou devidamente servido). O que é que nos resta? A Reciclagem. O processo consome carbono? Sim, por exemplo na vidro de embalagem há que recolher os vidrões em viaturas movidas a combustível fóssil e é gasta energia eléctrica na processamento, acontece é que o balanço mássico entre o que se gasta (reciclagem) e o que se poupa (recursos naturais finitos poupados e energia na sua extracção), bem como o CO2 emitido na produção de novas garrafas, é claramente positivo.
Haja não 1 dia da reciclagem mas a Cultura da Reciclagem.
O meio ambiente, que somos nós todos temos a ganhar com isso.
Lisete disse…
Olá Paulo,
Obrigado pelo teu contributo neste espaço.
concordo com o que dizes, o dia da reciclagem deveria ser recordado (e praticado) por todos, todos os dias e não apenas uma vez por ano!
Acho que ainda existe uma grande caminho a percorrer no que concerne aos modelos actuais de produção e consumo. Não faz muito sentido, que um pacote (de plástico) com cereais venha dentro de outro de papel, ou os iogurtes tenham um invólucro de papel... bom, e isto é apenas uma pequena ponta do icebergue! há muitas outras coisas em que é preciso uma mudança de atitude.
É preciso educar as gerações mais novas para a prática de gestos mais sustentáveis e amigos do ambiente.

Volta sempre!
Um abraço ambiental,
Lisete

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos