Earthcaching: um tipo de geocaching


O geocaching é uma actividade praticada ao ar livre que recorre à ajuda de um receptor GPS para encontrar uma “cache”, que pode estar escondida em diversos locais, como muros, casas de ruínas, arvores, jardins, montanhas, paredes de escalada ou mesmo em espaços urbanos. Uma “cache” pode ser uma caixa de ferramentas, um tupperware, uam caixa de CD ou até uma pequena caixa de rolos fotográficos.

Em qualquer dos casos, a “cache” está embrulhada em sacos em sacos impermeáveis, tendo dentro pequenas lembranças e um livro de registos, onde os praticantes da modalidade, dão conta dos objectos que deixam e dos que levam em troca. Para encontrar as “caches” é necessário ter um PDA ou GPS, aceder à Internet ao link http://geocaching.com, pesquisar as coordenadas da “cache que se quer procurar e descarregá-las para o PDA ou GPS.


O geocaching é uma actividade recente, mas que consegue manter um grande dinamismo entre os seus participantes. Os participantes são convidados não só a procurar mas também a esconder “o seu tesouro”. Para além disso alia a tradicional caça ao tesouro ao ar livre com as mais recentes tecnologias de localização geográfica


O Earthcaching é uma variação do Geocaching, em que o objectivo é promover e divulgar as ciências da terra. Uma earthcache não envolve a procura dos recipientes habituais no Geocaching, mas sim percorrer locais ao ar livre e travar conhecimento com a origem da Terra, a sua evolução, os processos naturais que a moldam e transformam, como usufruímos dos recursos naturais ou como os cientistas recolhem as evidências que os guiam na sua aprendizagem sobre o nosso planeta.


Ao contrário dos esconderijos do “GeoCache” tradicional, os visitantes não deixam nem removem artigos do esconderijo, mas têm que registar a sua presença no local, através do registo num “log-book”, ou de preferência, tirando uma fotografia pessoal do ponto a visitar. Todos os participantes serão incentivados a registar suas visitas no Website, e, ainda, a escrever um pequeno relatório relativo à visita.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

III Encontro Convergir