GOCE: satélite para explorar a superfície da Terra e o seu campo gravitacional



A Agência Espacial Europeia já está preparada para o lançamento do satélite GOCE (Gravity field and steady-state Ocean Circulation Explorer) no próximo dia 10 de Setembro, no cosmódromo de Plesetch, na Rússia.

Este satélite está desenhado para proporcionar modelos únicos do campo gravitacional e do geóide, à escala global e com uma precisão e resolução espacial sem precedentes.

O satélite tem cerca de 5 metros de comprimento, pesa uma tonelada e vai orbitar apenas a 268 km da Terra para permitir estudar melhor as forças gravitacionais e medir os componentes do campo magnético para se conhecer melhor a estrutura interna da Terra.


GOCE vai melhorar o nosso conhecimento sobre a circulação atmosférica e oceánica, os terramotos e as erupções vulcânicas, o nível dos oceanos, os regimes das chuvas e tempestades e também a distibuição dos recursos piscatórios.


Esta missão é a primeira de cinco lançamentos, que serão efectuados nos próximos 2 anos, destinados a pesquisar a atmosfera, a hidrosfera, a criosfera e o interior da Terra.


O GOCE integra-se no programa da ESA “Planeta Vivo”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

III Encontro Convergir