terça-feira, 5 de agosto de 2008

Terra: Portugal participa no primeiro mapa geológico online

Uma versão preliminar da Carta Geológica de Portugal será apresentada quarta-feira em Oslo, num congresso internacional de Geologia, no âmbito do maior projecto cartográfico mundial de sempre.

Através do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI), Portugal participa - juntamente com os serviços geológicos de outros 78 países - no projecto de elaboração do primeiro mapa geológico online do planeta, chamado
OneGeology, lançado por ocasião das comemorações do Ano Internacional do Planeta Terra.


A versão preliminar da Carta Geológica de Portugal à escala de 1/1.000.000, integrada na da Península Ibérica, «resultou de um intenso trabalho de compatibilização dos dados fronteiriços, uma tarefa elaborada em estreita colaboração com Espanha».


Entre outras actividades de carácter científico e tecnológico, aquele Laboratório do Estado tutelado pelo Ministério da Economia e Inovação é responsável pelo conhecimento da infra-estrutura geológica do país, dispondo de grande parte da cartografia geológica nacional em formato digital e em várias escalas.

O projecto OneGeology visa responder ao desafio de colmatar a falta de informação ou de dados actualizados sobre a geologia de algumas partes do mundo.

Nesse sentido, será lançado em Oslo, no 33º Congresso Internacional de Geologia, o site
www.onegeology.org, que conterá os dados de cartografia geológica existentes em todo o mundo - sob qualquer escala e seja qual for o formato digital em que se encontre - à escala 1/1.000.000, sendo também possível a integração de escalas de maior pormenor.


É como se o planeta Terra fosse despojado da sua superfície, ou seja de toda a vegetação, da água, dos solos e de todas as construções humanas.

Sem comentários: