Sistema de Estações de Referência GPS Virtuais (SERVIR)


O instituto Geográfico do Exército tem disponível um serviço extremamente útil para quem trabalha na área da geo-referenciação.

Trata-se de um projecto que visa estabelecer uma rede de estações de referência GNSS (Global Navigation Satélite System) para posicionamento em tempo real, prevendo-se a sua implementação em fases distintas.

O sistema é fundamentalmente constituído por 3 componentes principais:

- um conjunto de estações de referência GNSS localizadas de forma precisa ao longo do Território Nacional,

- um sistema de comunicações fiável

- e um centro de cálculo, de vigilância e controlo de todo o sistema.

Basicamente o sistema permite que um utilizador estabeleça uma ligação com o centro de cálculo (via WEB, GSM, GPRS ou comunicação rádio), o qual, após processadas as observações GNSS, disponibiliza as correcções diferenciais aplicáveis à área onde pretende executar o trabalho.

É um conceito aparentemente simples, que se baseia no princípio de que os erros que afectam os receptores GPS dos utilizadores que estejam no interior da rede, “são determináveis pelo sistema, em função dos erros obtidos nas estações envolventes, permitindo calcular as correcções para a posição aproximada do ER - Móvel”.

Havendo forma de fazer chegar “quase instantaneamente” essas “correcções” aos equipamentos dos utilizadores do sistema, então conseguiremos obter em tempo “quase real” as coordenadas corrigidas e precisas de qualquer ponto no terreno (localizado no interior desta rede).

Em termos práticos o sistema permitirá que um utilizador que pretenda obter coordenadas centimétricas, dentro da área útil envolvida por esta rede, só necessite de um telemóvel que receba dados, ligado ao seu receptor GNSS móvel, permitindo-lhe assim alargar o raio de acção do seu trabalho de forma consistente e uniforme.

Entre outras, uma vantagem imediata, é a maior rapidez de execução do trabalho de campo, menos recursos humanos, financeiros e logísticos e um consequente acréscimo de produtividade. (fonte: IGE)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Mapa geológico completo de Portugal e Espanha

Mapas Isométricos