Geógrafos... um contributo

Hoje, encontrei uma notícia em castelhano que retrata o panorama da profissão na Catalunha (Espanha). Vale a pena ler os sublinhados que fui fazendo enquanto lia. O Geógrafo, com uma formação multidisciplinar e uma visão transversal do território, assume-se como um profissional cada vez mais essencial no acto de planear e gerir o território com cada vez mais problemas, fruto de um crescimento e desenvolvimento desregrado e da ausência de uma "cultura de prevenção".
Cabe-nos a nós (Geógrafos) alertar para estas questões e trabalharmos numa óptica sustentável de prevenção e promoção de boas práticas ambientais e de ordenamento do território.
Para terminar, deixo-vos um excerto de um poema deixado no nosso livro de curso, à uns anos, por um professor nosso:
"...
Somos aprendizes de corpo inteiro,
Movem-nos os deveres, as competências e não o dinheiro.
Temos empenho para dar sem condição
E conhecimento geográfico para investir com ambição.
Em capital de esforço e de saberes acumulados, somos ricos
Da transpiração crsitalizada pelos anos fica a esperança
De com ela nos cumprirmos ao sabor da felicidade.
...." (jgs, 2006)

Que encontres nestas palavras motivação suficiente para seguires em frente e a cada dia que passa encontres razões para te tornares cada vez melhor e melhor, enquanto pessoa e Geógrafo/a.

Comentários

Angela disse…
bonito post, y como siempre bonita la motivación que buscas en cada rincón para la comunidad geográfica. Da gusto ver como crees en la profesión y en su valor, me parece fundamental!
bonitos los versos también...inspiradores
Lisete disse…
é preciso acreditarmos naquilo que fazemos! se nós próprios não acreditamos, como vamos conseguir passar a importância do nosso trabalho para a sociedade em geral?
Com motivação e um pequeno toque de sorte tudo se consegue, até aquilo que parece (quase) impossível...!
Finalmente alguém capaz de descrever o que somos (nem eu alguma vez fui capaz de o fazer... muito menos tão bem). Espero que o autor (:)) não se aborreça se o citar quando for preciso explicar o que é um geógrafo...
Lisete Osório disse…
olá Carine, claro que podes citar! O Paulo, teu colega de mestrado e tb geografo costuma definir-nos como os "médicos de clinica geral" do território...
continua a aparecer e a criar debate, serás sempre bem-vinda...
Tatiana disse…
Todos os dias procuro encontrar motivação para mostrar que nós, os Geógrafos, merecemos ser mais valorizados, merecemos uma oportunidade para mostrar o que podemos fazer pela nossa sociedade.
Esse excerto está fantástico, diz-me muito e certamente que a outros Geógrafos irá dizer também :)
Continua o bom trabalho.
Bjinhos :)
Lisete disse…
Eu penso que para sermos valorizados e reconhecidos pela sociedade temos de nos dar a conhecer e mostrar aquilo que realmente sabemos fazer e juntos lutarmos pelo nosso LUGAR na sociedade.

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos