Satélite vai fotografar evolução de cheias e incêndios





O primeiro satélite de Observação da Terra desenvolvido com a ajuda de uma empresa portuguesa foi lançado no dia 29-7-2009 para o espaço. O DEIMOS-1 vai “fotografar” todo o país, permitindo detectar e acompanhar a evolução de incêndios florestais e cheias.

Construído com a ajuda de engenheiros portugueses da empresa Deimos Engenharia, o DEIMOS1 pesa cerca de 100 quilos e ficará no espaço durante os próximos cinco ou seis anos.
Equipado com três câmaras ópticas, que se assemelham às vulgares máquinas fotográficas digitais, o satélite vai armazenar e transmitir dados essenciais para desenvolver aplicações e serviços nas áreas da monitorização do ambiente e recursos naturais.

Nuno Ávila, da empresa portuguesa Deimos Engenheria, apontou algumas das funcionalidades do satélite: “Permite saber qual a taxa de crescimento das plantas, controlar pragas, conhecer o teor de nutrientes no solo, fazer inventários florestais, conhecer a regeneração de uma zona vítima de uma catástrofe natural, entre muitas outras coisas”.


Ao cobrir todo o território português fornecendo imagens actualizadas de três em três dias, o satélite vai permitir ainda “detectar e seguir a evolução de umas cheias ou de um incêndio”, acrescentou o director da empresa.

Mas o grosso do trabalho da equipa de engenheiros portugueses vai começar quando se iniciar o processamento das imagens que chegam do satélite a uma altura de 686 quilómetros. Segundo a empresa portuguesa o primeiro centro DEIMOS para processamento, arquivo e distribuição de dados vai ser criado na Universidade de Valladolid, ao qual se seguirão outros, nomeadamente na Deimos Engenharia, em Portugal."

Fonte: CiênciaHoje

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos