Haiti: Gestão da crise e cartografia web

O sismo de 13 de Janeiro de 2010, no Haiti, vitimou milhares de pessoas, desalojou outras tantas e destruiu casas e infra-estruturas. Neste momento, todo o território, está a viver uma situação de crise. Entendemos por crise uma situação imprevista que coloca em estado vulnerável um território e as pessoas que lá habitam. Assim, a gestão da crise, especialmente depois da manifestação plena da catástrofe, deve mitigar os seus efeitos, nomeadamente, salvar pessoas que se encontrem nos escombros, recuperação de corpos, apoio aos desalojados e reabilitação das áreas afectadas. Para uma adequada gestão da crise é necessário recorrer a  meios de informação geográfica e cartografia do terreno.
Aqui fica uma compilação da informação geográfica disponivel na Web sobre o Haiti e que tem permitido ajudar as equipas que estão no terreno:


Google
Google tem um arquivo KML (legível pelo Google Maps e Google Earth) feito 24 horas depois da tragédia. O DigitalGlobe também ofereceu gratuitamente as suas imagens satélite para download. Há também várias fotos atualizadas e de alta definição disponiveis ( Haiti Terremoto camada KML). Todas as informações estão aqui. e também está também disponível no Google Maps.

Open Street Map
Nos últimos dias, os utilizadores ajudaram a fazer várias actualizações de informação geográfica. Neste artigo, foi feita uma comparação interessante entre o Open Street Map e o Google Map Maker no Haiti.

O site OpenRouteService oferece ainda a possibilidade de fazer vários percursos.

Iphone
A aplicação do iPhone dedicado foi feita baseada num aplicativo existente Gaia GPS. Esta aplicação tenta integrar todos os dados geolocalizados úteis para resgate como o Open Street Map Mapa.
A aplicação pode ser descarregado aqui: Gaia GPS for Disaster Relief haitiano

Flickr
No Flickr pode-se visualizar mais de 5000 fotos geolocalizadas através do Open Street Map. As imagens podem ser vistas aqui: foto do Haiti no Flickr.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos