Notas finais MyESIG 2010 (2ªparte)

3º Dia

O último dia do encontro, começou com uma Keynote dada por Michael J. Kevany, sobre o tema Geospatial suport for collaboration in emergency management & decision making. Realçou a importância da interoperabilidade da geoinformação, entre sistemas e instituições, da partilha de informação e dos SIG's na gestão de emergências. Seguindo-se a apresentação do Sapo Mapas, onde foram destacadas as novas funcionalidades e conteúdos disponibilizados pelo serviço.

Depois da sessão de abertura, tiveram lugar várias sessões paralelas, cujos temas incidiram sobre Saúde e População e Web GIS. No que toca às sessões do Web GIS, foram apresentadas várias soluções WEB GIS com finalidades diversas, nomeadamente, de apoio à gestão florestal (Flopen), de divulgação de terrenos para venda ou arrendamento na área do Alqueva (valorEDIA), aplicadas à história da Península Ibérica (IP-HGIS) e os projectos SIG ANA e ANAM.

A tarde, igualmente com sessões paralelas, foi dedicada aos temas dos Recursos Naturais e Ciências da Informação Geográfica, Modelação e Web Services. Entre outros, destaque, para a proposta da extensão das normas do OGC à criação de Mapas Temáticos de Emanuel Rita (INESC-ID/IST) e os serviços e aplicações desenvolvidas pelas diversas empresas do sector (Esri, Supermap, Intergraph).

O encontro contou ainda com uma área permanente de posters e expositores ligados aos SIG's (Novageo, Bentley, ESRI, PHinformatica, EDIsoft, IGP, Intergraph, Pedro Santos Lda. Equipamentos GPS).

O futuro dos SIG's passa pela criação de Infra-estruturas de Dados Espaciais (IDEs), plataformas SIG móveis, Webservices, mais geopartilha, mais geointeroperabilidade, mais geoinformação em tempo real.

Para concluir, o MyESIG 2010 foi um espaço que possibilitou a partilha de conhecimentos, contactos, boas práticas e experiências no campo dos SIG's. Sendo um encontro ibérico, esperamos que a próxima edição conte com mais experiências do lado espanhol e se consolide no território ibérico como marco referencial no campo dos SIG's e das IDEs.

Comentários

Duarte Carreira disse…
Óptimos resumos.

Pessoalmente, gostei deste novo ESIG, embora tenha tido menor afluência do que gostaria.

Os workshops foram muito úteis - uma forma expedita de nos iniciarmos numa tecnologia nova, num ambiente informal. Assisti ao workshop de OpenStreetMap dado pelo Victor Ferreira, e ao GeoServer pela Municipia. Nos próximos eventos é algo definitivamente a repetir.
Paulo Carvalho disse…
Obrigado por visitares o Ambientes Geográficos. Nós tivemos juntos no workshop do Geoserver, Lembras-te?. Gostei da vossa apresentação. O vosso projecto é muito interessante.
Um Abraço.

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos