terça-feira, 14 de setembro de 2010

Publicação: Geographic Technologies applied to Marine Spatial Planning and Integrated Coastal Zone Management

Está disponível para consulta a publicação: "Geographic Technologies applied to Marine Spatial Planning and Integrated Coastal Zone Management" resultante da realização do GIslands 2010, em Ponta Delgada, de 7 a 12 de Agosto de 2010 na Universidade dos Açores.



Resumo da publicação: As Geotecnologias estão a  revolucionar a gestão dos recursos marinhos. O que costumava estar escondido ou inacessível através de métodos tradicionais está agora disponivel através da detecção remota, monitorização e Sistemas de posicionamento global. Estas tecnologias permitem a georreferenciação e documentação das características do ecossistema de cada local, como os seus habitats marinhos, os tipos de espécies, recursos vivos e minerais, morfologia de fundo do mar, e as condições ambientais. 
A capacidade de sobrepor e analisar estes novos dados para cada local e entre locais diferentes garante um maior alinhamento com a abordagem baseada nos ecossistemas, que é definido como o princípio geral da Comissão Europeia.

Sem comentários: