Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro

 
 
Orlando Ribeiro (1911-1997) foi um geógrafo português ímpar que, ao longo da sua carreira, construiu uma vasta e notável obra geográfica. Naturalista e humanista, tendo privilegiado a interdisciplinaridade e a observação atenta do mundo, Orlando Ribeiro continua a ser o expoente máximo da Geografia portuguesa e um geógrafo de grande prestígio internacional. Com as suas obras de conjunto e síntese de Portugal continental, os inúmeros e minuciosos trabalhos monográficos regionais, o estudo do mundo tropical, entre muitas outras investigações, Orlando Ribeiro é o exemplo de um geógrafo que dedicou uma vida ao ensino da Geografia e à ciência, com exemplar independência de espírito.

Por ocasião do centenário do seu nascimento, a Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) pretende comemorar esta importante data da Geografia portuguesa, relançando o Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro. Este prémio pretende promover, incentivar e estimular a investigação geográfica, galardoando o autor de um trabalho científico de excelência em Geografia que contribua para desenvolver processos de reflexão da Geografia e/ou para aprofundar criticamente o conhecimento geográfico, tanto numa área temática da Geografia, como no estudo de uma parte da superfície terrestre.

Os trabalhos apresentados a concurso deverão ser teses conducentes à obtenção do grau de Doutor em Geografia, defendidas com sucesso nos últimos 4 anos (2007, 2008, 2009 ou 2010) em Universidades Portuguesas, admitindo-se também a concurso teses conducentes à obtenção do grau de Doutor em Geografia realizadas em universidades estrangeiras, desde que sejam da autoria de cidadãos de nacionalidade portuguesa.

Datas Importantes:
- Apresentação de candidaturas: até 13 de Junho de 2011.
- Comunicação dos resultados aos candidatos: 30 de Setembro de 2011.
-A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no VIII Congresso da Geografia Portuguesa, que decorrerá em Lisboa entre 26 e 29 de Outubro de 2011.

Mais informação
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos