quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Gestión Ambiental Local


Os temas ambientais assumem  cada vez mais importância para o desenvolvimento das comunidades locais ao mesmo tempo que se tornam um desafio para técnicos, gestores, educadores e investigadores do ambiente. 

A gestão ambiental coloca em causa um conjunto de instrumentos capazes de identificar diferentes actores do sector público, privado e do terceiro sector. Cada um deles assume diferentes responsabilidades, tendo em conta as diferentes realidades territoriais.

A presente publicação pretende ser um contributo no âmbito do ambiente, que procura socializar os contributos dos diferentes autores que abordam a questão ambiental desde um ponto de vista teórico e a experiência empirica. Esta publicação conta com contributos de Espanha, Cuba, Portugal e Argentina. 

Elías Casado Granado, desde España aborda o caso das Agendas Locales 21 na provincia de Córdoba. Mailiu Díaz Peña, desde Cuba, conta-nos a experiência em relação a uma ferramenta de gestão ambiental, tal como um ciclo de vida. María Pilar Flores Asenjo e María Concepción Parra Meroño, analisam os comportamentos proambientales em relação ao recurso água em Murcia. Lisete Osorio, desde Portugal, socializa o seu trabalho em relação ao voluntariado  ambiental como ferramenta de Gestão Ambiental. Finalmente Lorena Coria desde Argentina, faz uma abordagem teórica sobre Gestão Ambiental. 

A  publicação resulta das linhas de colaboração da Rede Ambiental Local, criada em Dezembro de 2010. Esta Rede procura reunir  especialistas, técnicos, investigadores, gestores, docentes e outros profissionais que trabalham temas ambientais em diferentes áreas geográficas. 



Sem comentários: