Eco-aldeias: uma alternativa à INsustentabilidade urbana?

As Comunidades Humanas Sustentáveis estão a dar os primeiros passos em Portugal. Tem como denominador comun a harmonia com a Natureza e entre os seus membros
De acordo com a definição proposta pela Rede Portuguesa de Eco-aldeias e Comunidades Sustentáveis, uma ecoaldeia é uma pequena comunidade de pessoas (tipicamente entre 30 e 1000 habitantes) numa estrutura social coesa, baseada em várias combinações de três dimensões: comunidade, ecologia e espiritualidade. As ecoaldeias têm como denominador comum o objectivo de proporcionar um estilo de vida em harmonia com a natureza e entre os seus membros.
Uma ecoaldeia tem como meta ser razoavelmente sustentável, no sentido de dar uma maior prioridade à produção local de alimentos orgânicos, energias renováveis, design de permacultura, construção ecológica, funções de apoio social e familiar, e, no geral, um respeito pelos sistemas naturais e a necessidade de não tirar mais da terra do que ela nos dá. Noutras palavras, uma elevada qualidade de vida sem problemas ambientais.
É necessário um certo grau de flexibilidade no conceito para ter em conta as várias condições. Em muitos casos a sustentabilidade na prática tem de ser estendida a um número maior de comunidades, por exemplo uma "bio-região". A comunidade pode ser urbana ou rural, altamente tecnológica ou não, dependendo das circunstâncias e das convicções. O que é comum é o profundo respeito pela natureza e pelos seres humanos que são parte integral da mesma.

Comunidade - a dimensão social de uma ecoaldeia
Ecoaldeias são comunidades em que os indivíduos se sentem apoiados e responsáveis pelo que os rodeiam, criando um forte espírito de grupo. São suficientemente pequenas de modo que todos se sintam ouvidos e respeitados. Deste modo as pessoas participam nas decisões que afectam as suas vidas e da comunidade de uma forma transparente.





Links relacionados com este tema:
Rede Portuguesa de Eco-aldeias e Comunidades Sustentáveis
Permacultura http://www.permacultura-es.org/
Lista de Eco-comunidades em Portugal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos