sexta-feira, 16 de março de 2012

Concurso OPPTA - Intervenções para a Emergencia



panel.png 


concurso OPPTA 2011-2012 é uma convocatória Internacional, lançada em 5 locais em simultâneo sob um tema comum para propor soluções a nível técnico, territorial, de infra-estructuras ou arquitectónico.
Nesta primeira edição, o tema a tratar é Intervenções para a Emergência, situando o cenário da convocatória no continente Americano, afetado por catástrofes sucessivas, fenômenos naturais ou provocados pelo Homem, ocorridos nos últimos dois anos e que ainda estão pendentes de serem resolvidos.

Locais a concurso e estratégias:
Petrópolis. Estado do Rio de Janeiro. Brasil. COMO CONSOLIDAR UM TECIDO INFORMAL E UMA ENVOLVENTE DE PROTEÇÃO AMBIENTAL EM AMEAÇA MÚTUA
Puerto Saavedra. Região de Araucanía. Chile.COMO RECICLAR UM TERRITÓRIO AMEAÇADA PELO RISCO DE DESASTRES NATURAIS
San Cristobal. Departamento de Bolívar. Colômbia. COMO GERIR O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DE HABITABILIDADE NUM TERRITÔRIO AFECTADO POR INUNDAÇÕES ASSOCIADAS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Chimalhuacan. Estado do México. México. COMO RE-ESTRUTURAR UM TECIDO URBANO DESFRAGMENTADO COMO RESULTADO DE PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO IRREGULAR
Cercado de Lima. Lima. Peru. COMO RE-CRIAR UM ASSENTAMENTO NÃO PLANEJADO E AMEAÇADO POR RISCOS ANTRÓPICOS
O resultado do mesmo irá constituir um arquivo documental para minimizar riscos futuros e acelerar a capacidade de reacção dos protocolos e planos de actuação, prevenção e emergência.
O concurso está dividido em duas fases: 
Concurso. Concurso internacional, em simultâneo para 5 locais com 3 prêmios  por local.
Jornadas Debates Activos. As equipes vencedoras poderão participar na apresentação pública da sua proposta e na reunião das Mesas de Projectos, com os agentes relacionados com o possível desenvolvimento, gestão e financiamento de propostas seleccionadas.

A data da convocatória é desde 21 de Dezembro de 2011 a 02 de Abril de 2012. A entrega de projectos será aceite até 16 de Abril de 2012. 


Sem comentários: