Livro "Geología y vinos de España"

O livro, do geólogo Agustin Muñoz, analisa a relação entre a geologia e a vinicultura. Uma relação difusa, uma vez que se fala habitualmente da natureza e caracteristicas do solo e a sua influência nos vinhedos, ignorando que a geologia do substrato  e a pedologia são essenciais, e que estas dependem estreitamente da mineralogia, petrologia, geoquimica, geomorfologia, hidrologia, hidrogeologia, entre outras.  
As carateristicas do solo e a sua influência sobre o vinho, assim como a dependência do solo em relação ao ambiente geográfico são também analisadas noutro capitulo deste livro. 

O autor do livro,  assinalou, durante o seminário sobre “A geologia na Rota da Vinha e do Vinho das Arribas do Douro Internacional Norte", que quatro factores influenciam a qualidade de um vinho: a casta, o clima, o solo e a acção do Homem. Dos quais, dois têm influencia directa da geologia e por outro lado, a topografia, que forma barreiras montanhosas criando condições climáticas especiais.

Ao longo de 544 páginas, o autor descreve em primeiro lugar as variedades de castas existentes em Espanha, a importância dos processos de selecção e a utilidade do cultivo  da vinha na restauração de antigas zonas mineiras. Depois reflete sobre o mundo do vinho, descrição das vides e modo de cultivo, processos de elaboração; e finalmente descreve a realidade física e os vinhos das  69 Denominações de Origem espanholas, agrupadas segundo critérios geológicos em 10 zonas fundamentais.  

O Livro


O autor Agustín Muñoz Moreno em Março de 2012, em Miranda do Douro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos