Parque Natural Arribes del Duero


O Parque Natural de las Arribes del Duero, está situado a Oeste de Zamora e Salamanca, onde o rio Douro faz fronteira com Portugal, formado por profundos e extensos canhões.
Devido à sua riqueza natural e biodiversidade foi incluido na Rede de Parques Naturais pela Junta de Castilla y León a 11 de Abril de 2002.

É um espaço natural de  grande valor paisagístico, onde contraste uma zona de planície bastante uniforme (750-800 m.) com os escarpados vales esculpidos pelo rio que pode representar um desnível em relação à peneplanície de 200 m.

 Panorâmica do Rio Douro em Villarino de los Aires
Fonte: Lisete Osório

Devido à localização geográfica do Parque, num vale encaixado protegido dos ventos e da insolação, podemos encontrar uma temperatura média anual muito suave e um certo grau de humidade o que proporciona uma vegetação rica, surpreendendo o visitante com cultivos de olivais, vinhas, amêndoas, árvores de fruto, zimbros, carvalhos, azinheiras e sobreiros.

Alguns pontos de Interesse:

Pozo de los Humos (Pereña)
No canhão do rio Uces pode ver-se uma das cascadas mais bonitas e espectacular de Espanha, com mais de 200 metros. 
 Fonte: Lisete Osório
 Miradouro de Mieza
As rochas da margem do rio são um refúgio para aves como o abutre, a águia dourada, águia de Bonelli, cegonha preta, o abutre, o falcão peregrino, entre outras espécies.  Há também uma grande variedade de peixes, répteis e mamíferos.

 Fonte: Lisete Osório
Praia Fluvial del Rostro
 Fonte: Lisete Osório 
Centros de Interpretação do Parque
Em Fermoselle (Zamora) – pode-se visitar a Casa do Parque no Convento de San Francisco. Em  Sobradillo, Salamanca, também se pode encontrar mais informação na Casa do Parque “El Torreón de Sobradillo”.

 Fonte: Lisete Osório 

 Fonte: Lisete Osório 
 Uma zona para disfrutar, podendo fazer senderismo, observação de aves, passeios de barco.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos

SIG dos marcos de fronteira Portugal/Espanha