Parque Natural Arribes del Duero


O Parque Natural de las Arribes del Duero, está situado a Oeste de Zamora e Salamanca, onde o rio Douro faz fronteira com Portugal, formado por profundos e extensos canhões.
Devido à sua riqueza natural e biodiversidade foi incluido na Rede de Parques Naturais pela Junta de Castilla y León a 11 de Abril de 2002.

É um espaço natural de  grande valor paisagístico, onde contraste uma zona de planície bastante uniforme (750-800 m.) com os escarpados vales esculpidos pelo rio que pode representar um desnível em relação à peneplanície de 200 m.

 Panorâmica do Rio Douro em Villarino de los Aires
Fonte: Lisete Osório

Devido à localização geográfica do Parque, num vale encaixado protegido dos ventos e da insolação, podemos encontrar uma temperatura média anual muito suave e um certo grau de humidade o que proporciona uma vegetação rica, surpreendendo o visitante com cultivos de olivais, vinhas, amêndoas, árvores de fruto, zimbros, carvalhos, azinheiras e sobreiros.

Alguns pontos de Interesse:

Pozo de los Humos (Pereña)
No canhão do rio Uces pode ver-se uma das cascadas mais bonitas e espectacular de Espanha, com mais de 200 metros. 
 Fonte: Lisete Osório
 Miradouro de Mieza
As rochas da margem do rio são um refúgio para aves como o abutre, a águia dourada, águia de Bonelli, cegonha preta, o abutre, o falcão peregrino, entre outras espécies.  Há também uma grande variedade de peixes, répteis e mamíferos.

 Fonte: Lisete Osório
Praia Fluvial del Rostro
 Fonte: Lisete Osório 
Centros de Interpretação do Parque
Em Fermoselle (Zamora) – pode-se visitar a Casa do Parque no Convento de San Francisco. Em  Sobradillo, Salamanca, também se pode encontrar mais informação na Casa do Parque “El Torreón de Sobradillo”.

 Fonte: Lisete Osório 

 Fonte: Lisete Osório 
 Uma zona para disfrutar, podendo fazer senderismo, observação de aves, passeios de barco.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos