Google publica mapa de desflorestação com imagens de alta resolução

A Google fez uma parceria com com investigadores da Universidade de Maryland, NASA e o USGS para desenvolver o primeiro mapa de alta resolução de desflorestação global, usando o Google Earth Engine. O projeto foi criado usando mais de uma década de imagens Landsat e coloca as mudanças globais de uso da terra num formato que o público, ONGs e governos em todo o mundo possam usar para aprender mais sobre as práticas de silvicultura e ajudar a deter a desflorestação indesejada.

"As pessoas vão usar esses dados de uma forma que não podemos sequer imaginar hoje", disse o autor Matthew Hansen, professor de Ciências Geológicas da Universidade de Maryland. A equipa espera que as pessoas que utilizem a ferramenta iram olhar em volta e descobrir toda a informação contida nos mapas, mas também, possivelmente, descobrir alguma informação nova também.

A ferramenta permite que se possa observar para alguns exemplos específicos de desflorestação causado por vários fenómenos como a exploração agrícola, bem como as catástrofes naturais, como furacões e incêndios florestais.

É interessante, observar em pormenor o caso de Portugal, que reflete bem a falta de prevenção dos incêndios florestais e o deficiente planeamento da floresta, privilegiando os Lobbies da industria da celulose e papel.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos