Embarque com o barco Varino da Liberdade: Uma viagem Geológica, Literária e de Biodiversidade no Estuário do Tejo


O Estuário do Tejo é reconhecidamente considerado como uma das zonas húmidas mais importantes da Europa. Ao longo dos tempos tem-se adaptado a diversas pressões, sofrido alterações no seu traçado e tem sido palco de um dos maiores espetáculos da natureza como é o caso das grandes migrações das aves. Para além do seu valor cultural, testemunho de momentos ricos de ocupação humana possui um valor natural de exceção, constituindo um santuário para peixes, moluscos, crustáceos e sobretudo, para a avifauna. O Estuário do Tejo é assim um local preferencial para que os professores e participantes em geral, conheçam melhor esta área protegida capacitando-os para o cumprimento dos principais eixos temáticos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental2020, designadamente o pilar central de Valorizar o Território.



Objetivos
- Caraterizar o Estuário do Tejo proporcionando o contacto com alguns aspetos da geo e biodiversidade, realçando a sua importância.
- Capacitar os formandos/professores com exemplos de locais para organizarem atividades de visitação com os alunos a esta área protegida. 
- Divulgar a geo e biodiversidade e literatura do Estuário do Tejo sensibilizando para a importância da sua valorização e proteção.
- Divulgar a tectónica e as dinâmicas sedimentares estuarinas do rio Tejo.
- Observar e identificar as aves do Estuário do Tejo e relacionar os fatores que controlam a sua distribuição, migração e seu povoamento.
- Identificar fatores de ameaça à geo e biodiversidade do Estuário do Tejo.
- Reconhecer e identificar alguns aspetos que perturbam o equilíbrio ecológico.
- Descrever os principais acontecimentos da história geológica do Estuário do Tejo.
- Observar o Tejo e ligar o espaço de forma interdisciplinar, nomeadamente com excertos e descrições efetuadas por vários autores da literatura sensibilizando para a preservação do rio.
- Promover o turismo ambiental de forma a colaborar na conservação, proteção e valorização do espaço natural do estuário do Tejo. 


Descrição geral do percurso:
Neste percurso de todo o dia, navegando pelo Tejo vamos ter a oportunidade de usufruir de uma viagem inesquecível desfrutando de um cenário de inegável beleza, observando e caraterizando a flora e fauna existentes, ao mesmo tempo em que se efetua um enquadramento natural, geológico, num passeio complementado com a leitura de excertos de poemas relacionados com o rio Tejo.

Desfrutando de momentos ricos em paisagem, numa embarcação típica, o “Varino da Liberdade”, com dezoito metros, quarenta toneladas, duas velas, proa alta e fundo chato permite navegar pelos baixios e tirar partido da beleza natural e das condições de exceção da Reserva Natural do Estuário do Tejo onde se aviva a memória da vida passada das gentes da beira-rio. 

O itinerário propõe dar a conhecer uma visão abrangente do estuário do Tejo, passando junto a antigas salinas, sapais, mouchões e onde durante o trajeto poderemos observar as diferentes espécies de aves estuarinas da época, algumas residentes e outras que encontram aqui um local ideal para repousar e se alimentarem nos seus percursos de migração da Europa para a África Ocidental. 

Com início na marina de Vila Franca de Xira indo pela Cala Norte passamos pelo Mouchões de Alhandra, das Garças, do Lombo do Tejo e da Póvoa de Santa Iria, percorrendo um vasto património natural, as ilhas desabitadas que pontilham aqui e ali o rio, que constituem pontos obrigatórios. Durante a viagem percorrem-se as estrofes da natureza, as histórias do Tejo e das suas gentes evidenciando que a evolução e configuração ao longo dos tempos geológicos não foi a mesma, o que permitiu que se instalassem os principais habitats e povoamentos vegetais que integram a Reserva Natural, e por conseguinte, toda uma riqueza de vida que realça toda a sua beleza e importância.

Depois de uma paragem para almoço, na Marina da Expo, onde o barco atraca, partimos novamente, pelas 14 horas da tarde numa viagem ao sabor da maré ao encontro de mais encantos, navegando-se por um trajeto diferente, pela Cala das Barcas, rodeando os Mouchões do Lombo do Tejo e de Alhandra, até chegarmos ao nosso destino na Marina de Vila Franca de Xira.

Destinatários:
Associados da LPN. Professores dos diferentes níveis de ensino, comunidade educativa. Público em geral.

NOTA: Esta ação pode ser acreditada para os docentes como ação de curta duração (6h) pelo Centro de Formação da LPN.

Dinamizadores:
Bruno Martins (Biólogo na LPN)
Jorge Fernandes (professor de Biologia-Geologia, destacado na LPN)
Maria Lurdes Fernandes (professora de Português, Escola Secundária de Camões)
Tânia Cravo (Técnica do Museu Municipal de Vila Franca de Xira – Câmara Municipal de Vila Franca de Xira)

Ponto de encontro:
Local de partida e de chegada: Cais da Marina de Vila Franca de Xira
Coordenadas: 38° 57' 14.22" N, 8° 59' 11.33" W

Almoço livre (das 12h às 14h) – Marina do Parque das Nações

Inscrições e informações
geral@lpn.pt | 217780097

Associados LPN 15 €
Não Associados LPN 20 €

IBAN para pagamento da inscrição: PT50 0035.0277.00008424930.60.
No ato da inscrição mencionar nome e data de nascimento e juntar comprovativo de pagamento. No caso de ser professor mencionar a escola e o grupo de recrutamento. 
Inscrições limitadas à capacidade do barco.

Observações:
Levar água, farnel, chapéu/boné, casaco e protetor solar. O uso de binóculos é aconselhável pois valoriza as observações.
No caso das condições meteorológicas não permitirem a saída do barco no dia 21 de outubro, a saída será adiada para data a anunciar.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos