Divulgação: V Congresso Internacional de Riscos (18-22 Maio 2020, Coimbra)


A Associação Portuguesa de Riscos Prevenção e Segurança (RISCOS), em colaboração com o Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), está a organizar o V Congresso Internacional de Riscos, subordinado ao tema “Contributos da ciência para a redução do risco. Agir hoje para proteger o amanhã”, que decorrerá na cidade de Coimbra (Centro de Portugal), entre 18 e 22 de Maio de 2020.


Por todo o mundo e num contexto quase diário somos diretamente confrontados com situações de catástrofes que põem em causa a nossa sobrevivência, destroem comunidades ou afetam as suas infraestruturas e causam graves traumas sociais e psicológicos.

Reconhecendo o crescente impacte das crises e a sua complexidade em vastas áreas do globo, a redução dos riscos de catástrofes e a construção de sociedades mais resilientes constituem objetivos do Quadro de Sendai 2015-2030.

Nestas circunstâncias, a convergência de saberes e do conhecimento científico, seja teórico, aplicado ou tecnológico, com o de entidades e parceiros com conhecimentos teóricos e experiências técnicas, deve contribuir para identificar, caracterizar e avaliar metodicamente os riscos naturais, antrópicos e mistos, que condicionam a segurança, a qualidade do ambiente e de vida das populações, aspetos fundamentais para a adoção de medidas adequadas de eliminação ou mitigação dos riscos e das suas manifestações, os quais se pretendem analisar com a realização deste V Congresso.

À semelhança dos Congressos anteriores, a temática dos diferentes painéis é diversificada, permitindo abordar a generalidade dos riscos e das suas manifestações, à volta do tema central “os contributos da ciência para a redução do risco”, uma área que permite englobar as mais variadas áreas do conhecimento, pelo que lhe formulamos o convite para participar neste Congresso organizado pela RISCOS, dando-nos a conhecer a investigação e os estudos que tem vindo ou está a realizar sobre riscos e as suas manifestações, apresentando uma comunicação ou, simplesmente, participando no V Congresso Internacional de Riscos.

Aproveitando o ensejo, solicitamos que estimule os seus estudantes de doutoramento e de mestrado a também apresentarem comunicações ou, não sendo o caso, que mobilize colegas da sua instituição, escola ou grupo de pesquisa, para também eles participarem e, por último, agradecemos que divulgue este Congresso junto de todos aqueles e aquelas que possam ter interesse em participar. Salientamos que há preços especiais para inscrições em grupo (mais de 3 participantes).

O prazo para a submissão de resumos encerrará a 15 de janeiro de 2020. Para inscrições bonificadas estão previstos dois prazos: O primeiro, com bonificação maior, termina a 15 de março de 2020, e o segundo termina a 31 de abril de 2020. 

Os autores poderão transformar as comunicações em artigos e submetê-los, para publicação, à revista Territorium. A decisão final sobre a publicaçãodependerá do número e características dos contributos que vierem a ser recebidos.

Mais informamos que para promover a estadia dos participantes com custos mais reduzidos, estabeleceu-se um acordo com o Hotel TRYP****, da cadeia de hotéis Melia, que se designou como Hotel Oficial do Congresso, atendendo a que pratica taxas mais atrativas para o alojamento, durante o congresso. Para o efeito, no ato da reserva, deverá usar o seguinte PromoCode: RISCOS2020.

No mesmo âmbito, os participantes que tenham necessidade de efetuar viagens de avião poderão usufruir do desconto que a TAP concede a todos os participantes deste Congresso Internacional e que nela venham a efetuar a sua reserva de avião, adquirindo o respetivo bilhete exclusivamente através do website da TAP (http://www.flytap.com). O Código TAP atribuído ao V Congresso Internacional de Riscos é: IT20TPCG13 .

Na pagina web do evento https://vcir.riscos.pt/ poderá encontrar todo um conjunto de informação adicional à organização e logística do congresso, que irá sendo atualizada.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Desterritorialização e Reterritorialização

Vulcão Eyjafjallajoekull (Islândia)

Mapas Isométricos